Cartaz da Cidade - Logo

Foto: Ascom PMJ

Nesta quarta-feira (16), a Unidade Básica de Saúde José Carlos Tanury no bairro João Paulo II recebeu a 119ª edição da Caravana da Saúde. Um programa de governo que há mais de três anos tem reduzido as demandas reprimidas em consultas e realização de exames pela rede pública de saúde. 

Com especialidades nas áreas de endocrinologia, cardiologia, ortopedia, odontologia, atendimento clínico, realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas e foram contabilizados 303 atendimentos. Durante a Caravana da Saúde os moradores puderam ainda realizar a atualização do cadastro da Bolsa Família - serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), através da Estação Cidadania. 

Uma usuária da unidade e que durante a caravana pôde passar por especialista foi a dona de casa Luzinete Lima Oliveira. “É uma oportunidade que nós temos de passar pelos especialistas, então aproveitamos. Eu fiz uns exames, tiveram algumas alterações e vim hoje passar no especialista para ter o acompanhamento na unidade”, pontuou a dona de casa.  

A Caravana da Saúde tem como finalidade o atendimento especializado para quem já possui guia para consulta ou realização de exames. A aposentada Alzenir dos Santos estava com a guia para a filha e durante a caravana pôde ser atendida pelo ortopedista. “Hoje eu trouxe a minha filha para passar pelo ortopedista. Estávamos com a guia e recebemos a visita do agente comunitário de saúde informando sobre o atendimento aqui na unidade. Achei muito bom porque é mais viável para nós, pois não precisamos ir até o centro, vamos ter o atendimento aqui no bairro mesmo”, relatou. 

O taxista Geraldo Vicente da Silva esteve pela primeira vez participando da Caravana da Saúde e elogiou o atendimento. “É a primeira vez que venho para o atendimento e gostei muito. Se todos os atendimentos fossem assim como este que recebi seria excelente. Passei pela cardiologista e houve um atendimento único, detalhista e fez todos os meus encaminhamentos, nunca tive um atendimento com tanta qualidade como esta”, elogiou. 

Para a médica Dulce Ribeiro, “a saúde é um bem pessoal, é um investimento. Para que tenhamos uma boa qualidade de vida temos que nos cuidar de maneira individual e coletiva com alimentação saudável, prática de exercícios. Durante as consultas médicas é importante relatar todo e qualquer desconforto que sinta, porque só assim poderemos realizar o diagnostico correto e realizar encaminhamento e cuidados com o paciente”, declarou ribeiro.

Outra ação na Caravana da Saúde que chamou a atenção dos pacientes na unidade foi a presença da equipe de Educação para o Trânsito da Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT) que falou sobre a Campanha do Maio Amarelo, onde durante todo o mês estará com atividades na cidade trabalhando para reduzir os índices de acidentes no trânsito.

Fonte: Ascom PMJ

Postado em 17 de MAI 2018