Cartaz da Cidade - Logo

Com o objetivo de conscientizar as crianças e suas famílias sobre a importância da nutrição, a Prefeitura de Petrolina é parceira da Monsanto Fund, Bayer e INMED na execução do' Programa Crescer Saudável'. Através da Secretaria de Educação (SEDU) e para divulgar os impactos positivos da ação na qualidade de vida das crianças de 0 a 5 anos, será realizado entre os dias 14 e 16 de setembro uma feira no estacionamento do River Shopping.

Uma tenda será instalada na área externa do shopping e, ao circular pelo interior, o público poderá percorrer o circuito que representa todas as etapas do desenvolvimento infantil, como a sociabilização e cuidados na saúde da criança. Haverá, nestes dias, exibição de filmes, Workshop's e atividades sobre a importância da alimentação saudável. Os visitantes poderão participar de uma grade de atividades lúdicas e gratuitas para todas as idades.

Temas como "Mitos e Verdades" sobre a nutrição infantil, "Universo Escolar", "Hortas", "Espaço para Crianças", "Saúde Bucal", "Amamentação" entre outros, irão engajar toda a família. As atividades também se estenderão fora da tenda. Haverá visitas guiadas de 30 minutos para conhecer a estação de tratamento de esgotos sanitários (ETE) do River Shopping que reutiliza toda a água tratada.

Poliana de Castro, diretora de primeira infância da Sedu, destaca a importância da ação. "O programa está presente em todas as unidades de educação infantil do município, orientando e dando acesso às famílias a alimentos frescos fornecidos pelas hortas escolares e os incentiva a fazer hortas domésticas, para melhorar a nutrição, reduzir a fome e enriquecer a merenda escolar. É um grande parceiro que a educação de Petrolina possui e que está trazendo grandes benefícios para nossos alunos", comentou. 

Até o ano que vem, a previsão, de acordo com a coordenação é atingir cerca de 33.000 crianças entre 0-5 anos, 23.000 mães, mais de 2.000 professores, cuidadores e outros envolvidos na assistência à infância; 350 merendeiras; e 120 agentes comunitários de saúde.

 Programa Crescer Saudável

 Iniciado em 2016, o programa concentra-se na mudança de comportamento em longo prazo em termos de escolha e adoção de hábitos saudáveis. Hábitos esses que, são alavancados por um efeito multiplicador do qual a educação em saúde e nutrição é compartilhado não apenas pelas crianças, mas com seus familiares, professores e toda a comunidade por meio do engajamento cívico e atitudes coletivas que transformam vidas.

ASCOM PMP

Postado em 14 de SET 2018