Cartaz da Cidade - Logo

Você aguardou ansiosamente o grande dia. Preparou tudo com cuidado: a recepção, o buffet, as bebidas, a decoração e o som da sua festa. Na hora do evento, entretanto, algo parece estranho. O ambiente não parece nada com aquilo que você imaginou, parece meio escuro, meio sem vida. Já passou por uma situação dessas, em sua festa de 15 anos, formatura ou casamento? Caso a resposta seja sim, você deve ter se esquecido de algo fundamental para o sucesso de seu evento: a iluminação.

Nos últimos anos, a iluminação cênica nos eventos tem sido item de primeira necessidade. Já vai longe aquele tempo em que bastava acenderem-se as luzes para “clarear” o ambiente. Hoje a iluminação cênica deixou de ser item supérfluo em uma festa e se tornou uma necessidade, tanto quanto é a música.

Não adianta nada planejar um show que tenha um clima bastante alegre se você investir em cores de tons neutros e que não garantam uma energia mais vibrante ao local. De forma semelhante, um show bem mais formal requer luzes sofisticadas e sóbrias, sem que elas se movimentem alucinadamente, o que seria mais ideal para um festival de música eletrônica, por exemplo.

 

 

A iluminação é um dos elementos mais importantes e atrativos do evento. Não importa se vai ser uma festa simples ou superluxuosa, uma boa iluminação sempre causa impacto nos convidados. O que é necessário definir, em um primeiro momento, é o estilo da sua festa, para depois decidir que atmosfera você vai querer criar com esse recurso visual.

Ao iluminar, não existem regras absolutas de qual tom de cor utilizar para cada ambiente. O que existe é uma tendência em iluminar determinados ambientes de acordo com o tom da decoração, ou ainda, iluminar arranjos com a mesma cor da flor, para se ter, como resultado, cores mais vivas nas fotos. É, por exemplo, utilizar luz verde para realçar árvores, ou luz cor âmbar para ambientes com decoração rústica.

Segundo o Antônio Soares, criador e administrador da Malan Iluminação, em Juazeiro, cada festa exige uma iluminação especial. “Em uma festa de 15 anos ou em um casamento, por exemplo, onde geralmente se tem fotografias expostas, é essencial deixar os quadros com uma luz especial neles, para realçar as foto, as moldura e todos os detalhes” diz Antônio, como dica para quem desejar organizar sua festa.

Nas empresas especializadas, como a Malan Iluminação, existe um profissional chamado iluminador, também chamado de "light designer", que cria todo o conceito do seu evento, no que se refere à luz e aos efeitos. Conhece os conceitos de luz e sombra, sabe como adequar as cores e conceber o mapa de luz. Existem muitas opções de equipamento hoje em dia, a maioria com a tecnologia de LED, o que facilita a instalação e operação.

Os LED’s enfeitam o ambiente com muito estilo e vibrações diferentes, de forma que as pessoas se sentem motivadas a levantar e irem para a pista dançar. Os efeitos mexem com o astral das pessoas, torna o ambiente animado e descontraído.

 

Existem formatos diferentes de LED’s, que fazem efeitos variados contagiando ainda mais o clima do evento. Uma boa dica é procurar fazer interação da iluminação com o tema da festa, isso pode funcionar muito bem.

A nosso pedido, a Malan Iluminação nos passou algumas informações acerca de como acertar na iluminação do seu evento:

1. Estilo da festa

Para quem quer acertar na iluminação de um evento, o ideal é definir o estilo da festa o mais rápido possível. Ao fazer isso o quanto antes, todas as ações seguintes serão guiadas por tal decisão, de modo que seja mais fácil alcançar os resultados desejados.

2. Sintonia com a decoração

Outro jeito de acertar nas luzes é caprichar na decoração do show. Por mais que você tenha poucos recursos para alugar ou até comprar itens decorativos, é recomendável selecionar cada peça da decoração com o intuito que criar uma sintonia com a iluminação, pois se houver um contraste, o efeito não irá gerar o impacto que se queria.

3. Equipamentos de qualidade

Também é indispensável utilizar equipamentos de qualidade, afinal, você não iria querer que as luzes começassem a falhar ou até se apagassem totalmente no meio do show ou evento, acabando com o charme de um dia tão esperado.

4. Profissionais capacitados

Além de se preocupar com consoles, efeitos e refletores de luz, é imprescindível contratar profissionais devidamente capacitados, para que os shows de luzes sejam aplicados com a maior eficácia e com bastante segurança.

Seguindo essas dicas, o seu evento tem tudo para ser um sucesso!

Postado em 25 de JUL 2015